sexta-feira, 1 de junho de 2012

Trama

Gênesis 1


27 - Assim Deus criou o homem a imagem do seu Criador. Deus fez o homem conforme a semelhança Dele. Deus criou o homem e a mulher.


Nesse versículo fica bem claro que o Senhor Deus Criador criou o homem e a mulher juntos, ao mesmo tempo, e os criou a sua imagem e semelhança. Aqui não diz que primeiro Deus criou o homem e depois fez o homem dormir e daí tirou uma costela dele e da costela do homem Deus criou a mulher. Isso vem lá no capítulo 2 onde o escritor da bíblia resolve fazer um resumo da criação, só que daí é acrescentada uma porção de coisas, inclusive cria-se um teatro para a criação da mulher, o que inclusive coloca a mulher em grau de desigualdade do homem, tipo o homem veio de Deus, mas a mulher veio do homem. E por causa dessa história, por todos os tempos a mulher é considerada um ser inferior ao homem. O escritor da bíblia inclusive atribui a Paulo uma das frases mais contraditórias com a Gênesis 1 no texto onde Paulo fala que o homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem, mais uma vez rebaixando a mulher e a colocando em grau inferior ao homem. 


Mas não foi isso que Deus fez:
Deus criou o homem e a mulher. 
Está tão claro que Deus criou os dois juntos, um para o outro, um completando o outro, encaixe perfeito de corpo e de espírito, o polo positivo e o polo negativo gerando Luz e Amor - Filhos de Deus - porque Deus é Luz e Amor.


E depois de criar o homem e a mulher Deus Criador disse:


"Multipliquem-se, encham a terra e tenham domínio sobre a terra.
Vocês são os senhores dos peixes, das aves e de todos os animais.
Olhem: Eu dou a vocês TODAS as plantas que dão sementes, e
TODAS as árvores frutíferas para alimento e dou todo capim e toda erva
aos animais e às aves para alimento deles".

Então Deus olhou tudo que tinha feito. Era EXCELENTE em TODOS os
aspectos! Assim terminou o sexto dia.

Eu grifei a palavra TODAS porque TODAS quer dizer TODAS as plantas que dão semente e TODAS árvores frutíferas, mas o escritor no capítulo 2 também modifica isso, aí já não são todas, porque a árvore do conhecimento do bem e do mal eles não poderiam comer. Isso vai contra a ultima parte do capítulo 1 onde Deus Criador olhou tudo que tinha feito e viu que era EXCELENTE em TODOS os aspectos. 

Era tudo perfeito, estavam todos e tudo totalmente integrados, irmanados com o próprio Deus Criador. Deus estava com eles todos os dias, não havia separação entre o Criador, a criatura e a natureza, entre o Pai e os Seus Filhos, pelo contrário,  havia integração total, havia COMUNHÃO... "Eu e o Pai somos um" como disse Jesus. E assim eram eles com o Pai!

A partir do 2º capítulo de Gênesis começa-se uma trama de culpa e castigo, que quebra a comunhão do homem e da mulher com o Pai, e eles se afastam da Luz, e assim ficou fácil Satanás começar a agir no mundo como se fosse o próprio Deus Criador, enganando, mentindo, matando, reinando com mão de ferro. Trama que só terminou com a chegada de Jesus Cristo à terra. O primeiro capítulo de Mateus nos leva de volta ao 1º capítulo de Gênesis.

Que a doce paz do Senhor Jesus Cristo, Seu Imenso Amor e Graça seja com todos nós. Amém!




3 comentários:

  1. A salvação que Jesus Cristo nos trouxe, é como uma destas velinhas de aniversário que você sopra e ela acende. Bem, cada vez que você resolve se afastar da dignidade, da pureza de coração, da integridade do amor de Deus Pai, através do modelo de Jesus Cristo em nossa vida, a velinha se apaga. Cada vez que você pede perdão para o Senhor Jesus Cristo, e recomeça, prometendo não mais cair, a velinha se acende. Estamos caminhando para uma definição a que chamamos morte física. A partir desta morte dois caminhos se abrem em nossa frente apresentados por Jesus Cristo, o primeiro é o caminho da luz eterna, da vida verdadeira com Jesus Cristo, Apocalipse 22,5; o segundo é o caminho das trevas Apocalipse 20,15. Para você saber como são sérias as palavras de Jesus Cristo em nossa vida. Veja em sua, ou na vida de outro, o seguinte: Quando a pessoa está na presença de Jesus Cristo. Ela não só ilumina com a proteção de Jesus Cristo, a sua casa, sua vida, com Espírito Santo, dando respostas para suas dificuldades, dependendo de sua fé, até curando enfermos, uma verdadeira graça para si e para os de sua família. Mas se esta pessoa agraciada de Jesus Cristo, lhe abandona por qualquer motivo. O inimigo em geral, não vai direto nela, começa a ferir, a desgraçar, as pessoas que ela ama e que estavam desregradas, mas vivendo bem, por força de suas orações.
    ACREDITE: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31 – É TUDO QUE PRECISAMOS SABER.
    Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. Apocalipse 10:7
    E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15; E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12; E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1; E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. Apocalipse 22:5

    ResponderExcluir
  2. Paz Marilena,achei muito bonito seu blog e seu empenho em pôr textos originais; Deus abençoe grandemente. Porém, tenho pensamento muito diferente de você com diz respeito ao valor da mulher em relação ao homem no contexto bíblico-social, ex: Quando o apóstolo Paulo fala "mas a mulher foi criada por causa do homem" aí sim eu vejo muito mais valor na mulher pois sem a criação dela não haveria sentido em que todo o ser vivo haja pares menos os humanos! Também o apóstolo fala enfaticamente para o homem amar a mulher igual a Cristo a ponto de dar a vida pela mulher (isso ele somente para os homens).
    É que, assim como a bíblia,o estilo literário do Oriente Médio na Antiguidade era bem diferente da nossa: eles escreviam o texto e logo depois reescrevia com mais detalhes igual nos livros de Reis, Crônicas e Moisés (autor de gênesis e de todo o pentateuco) não foi diferente em relatar a criação.
    É verdade que toda a história da humanidade foi marcada por machismos e opressividade contra a mulher, mas, a bíblia não aprova isso apesar de ser tolerado por Deus (tolerado porque não havia trabalhos para o porte fisíco das mulheres na época, no qual explica também uma certa permissão para a poligamia se houver condições de sustento para as mulheres) nesse âmbito de relacionamentos.
    E se contar Jesus, que realmente revolucionou a imagem e o papel da mulher na sociedade, de modo que elas foram realmente as mais fiéis nos momentos difíceis.
    Por isso acho engraçado e até deveras enaltecedor para a mulher aquela frase sarcástica: "Quando Deus fez o homem, foi apenas o rascunho, viu que não ficou legal então fez a mulher rsrsrs.

    Espero que tenha entendido meu ponto de vista, fique na paz e Deus abençoe. Aproveito, convido para se quiser visitar e seguir meu blog.

    Ezequiel
    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Jesus caro irmão Ezequiel, muito obg por visitar e comentar meu blog, me deixou muito honrada. Tbm visitei e continuarei visitando seu blog. Que a doce paz do Senhor Jesus seja contigo e com todos os seus amados.

      Excluir

LIBERDADE - FORÇA E VISÃO

Voar como Águia Todos queremos ser livres, mas como podemos conseguir a tão sonhada liberdade neste mundo cheio de barreiras, dificu...