domingo, 2 de dezembro de 2012

Arrepender?

Arrependam-se, pois e voltem-se para Deus (At.3.19)

Certo jogador de futebol depois de agredir um colega durante uma partida e ser expulso disse: Estou arrependido, porém não vou escapar das consequências.  Lamentava a suspensão que sofreria. Mas o interessante é que uma pessoa ouvindo a declaração perguntou: Se o arrependimento não livra do castigo, para que serve?

Na Bíblia encontramos uma recomendação respondendo esta pergunta: Arrependam-se, pois e voltem-se para Deus. Arrependimento é uma confissão de culpa. A pessoa arrependida não foge, não exige direitos e nem tenta justificar sua culpa. Não é somente um lamento pelas conseqüências! Arrepender-se é se expor diante de Deus. Se está arrependido assuma a responsabilidade do seu erro. Sim, porque são estas atitudes que Deus espera quando diz: arrependei-vos!

No contexto bíblico, a palavra arrependimento está ligada a conversão, voltar-se para Deus e mudar o estilo de vida. O arrependimento cria na pessoa a convicção da necessidade do perdão de Deus. Somente através do arrependimento e do perdão, que o seu relacionamento com Deus, quebrado pela ofensa, é restabelecido. O arrependimento possibilita a pessoa assumir publicamente a mudança de vida.

Diante da lei, arrependimento e mudança de vida não livram ninguém da condenação. A lei castiga o culpado, quer esteja arrependido ou não. Porém, Deus faz diferente:

Todas as pessoas arrependidas das ofensas
contra Ele é alegremente recebida, até
anjos festejam!.

Deus declara que a pena prevista pela lei, já foi paga. A pessoa arrependida está perdoada. Foi para perdoar e salvar os arrependidos que Jesus Cristo deu a sua vida. Entendeu para que serve o arrependimento? Arrependa-se e volte-se para Deus e Ele lhe dará uma nova e eterna vida com Ele.

O arrependimento é o primeiro passo no caminho de volta aos braços do Pai. Somente a partir daí Deus poderá curar nossas feridas, poderá ir nos lugares escondidos de nosso coração e colocar o bálsamo do esquecimento de nossos erros e a força que nos leva em nova direção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário