quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ouvir e perceber





Na peça escrita por William Shakespeare "Henrique IV" o personagem diz uma frase muita marcante:

" É da doença de não saber ouvir, e da enfermidade de não perceber que eu padeço".

As capacidade de perceber e entender estão relacionadas com a audição. Por essa razão, quem ouve o que Deus diz, tem condições de perceber a presença e a participação Dele na vida diária, além de entender melhor a sua Palavra. 

verbo ouvir, Muitas e muitas vezes Jesus usou a frase "Quem tem ouvidos, ouça". Também em Apocalipse 3.22 encontramos a frase: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas". O verbo ouvir está intimamente relacionado com os verbos entender e também perceber.

Provérbios 8:32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos.
Provérbios 8:33 Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis.
Provérbios 8:34 Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada.

João 8:47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus

O cristão é a pessoa que ouviu o chamado de Deus para o arrependimento e chegou à salvação através de Jesus. Mas, após esta experiência, a preciosidade em continuar ouvindo a voz de Deus, pode ser mantida ou desprezada. Audição, percepção e entendimento são elementos que conduzem ao crescimento, à maturidade e à perfeição. O desinteresse em ouvir a Deus diariamente, produz debilidade, enrijecimento e descontrole pessoal.

Se você quiser ter um ano distinto e especial, precisa desde hoje, desenvolver sua audição para Deus. Pode começar com a atenção redobrada à Sua Palavra, na percepção da boa instrução proveniente das palavras de Jesus Cristo, retendo a boa instrução ouvida, e pondo-a em prática. Se você seguir este caminho estará apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Que Deus conserve você disposto em ouvi-lo. Ouvir é perceber a presença de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário