sábado, 12 de outubro de 2013

Estreitar laços

 

Melhor do que ouvir sobre Deus é conhece-Lo pessoalmente. Mas essa experiência com Deus requer comunhão com Deus. Assim como nas relações humanas, é impossível conhecer alguém sem antes ser apresentado para essa pessoa, depois conversar com ela, falar e acima de tudo ouvir o que ela tem para dizer, contar de si mesma, com o passar dos dias e do tempo, a relação de amizade vai se tornando mais estreita, começa-se a frequentar a casa da pessoa, conhece-se seus familiares e assim pouco a pouco os laços de amizade e afeição vão se estreitando. Quando a amizade fica ainda mais profunda participa-se dos momentos alegres e também dos difíceis do amigo.

Não é diferente com Deus, é preciso estreitar laços com nosso Senhor. A única diferença é que Deus já nos conhece de longa data, nós é que nem sempre o conhecemos, ou então conhecemos como conhecia Jó, personagem bíblico...só de ouvir falar.

Conhecemos a história de Jó. De homem rico, próspero e saudável, tornou-se  miserável e doente. A razão disso foi a provação que Deus "permitiu" a Satanás trazer sobre Jó. Experiência difícil! A angustia por desconhecer a causa do sofrimento, os amigos acusando-o de pecados não cometidos, a falta de perspectiva, maltrataram Jó por bom tempo. 

No fim, no silêncio dos seus pensamentos, Jó conhece a grandeza de Deus e Sua misericórdia. Não tinha mais interesse de responder perguntas, nem de questionar a Deus, mas somente adorá-Lo pela Sua majestade, poder e glória. Depois de ouvir uma explicação do próprio Senhor sobre seu poder, Jó responde: "Sei que podes fazer todas as coisas, nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42.1).

Nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado.
 
 
Frustrações são situações emocionais compatíveis com o ser humano, mas não com Deus. Nada do que façamos pegará Deus de surpresa, Ele não é parte da história, mas quem escreve a história. O mundo com seus governos, guerras e injustiças não estão à margem da soberania de Deus. Nem mesmo aqueles que não O conhecem, e pensam ter o poder nas mãos, podem surpreender a Deus.
 
O que devo fazer então? Devo reconhecer a grandiosidade de Deus, sua santidade e poder. Adorá-Lo como Senhor de todas as coisas e dizer como Jó:
 
Meus ouvidos já tinham ouvido a Seu respeito,
mas agora os meus olhos Te viram.
(Jó 42.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário