sábado, 1 de agosto de 2015

Dificuldades


Gostaria que vocês prestassem atenção nas palavras que dizem "porque o vento lhes era contrário".

Quantas vezes enfrentamos situação em que os ventos nos são contrários, ficamos como os discípulos, lutando, nos esforçando, remando contra a maré, como diz o ditado popular, e apesar de todos nossos esforços, a sensação que temos é que vamos naufragar.

O texto não diz que os discípulos chamaram por Jesus, gritaram o nome de Jesus ou coisa parecida, mas o texto diz que  "Jesus vendo seus discípulos em dificuldades".  Eles estavam fisicamente enfrentando uma situação material. Não dá nem para pensar que essa luta se refere a uma luta espiritual, o texto não deixa dúvidas porque o mar é físico, a tempestade é física, os ventos são de ordem física, a luta é corpórea, exige esforço físico, de músculos, de braços, exige conhecimento de causa, eles eram pescadores de profissão.

Se trouxermos isso para a nossa luta físico material, em que na área financeira, muitas vezes estamos trabalhando, nos esforçando, fazendo hora extra para suprir as necessidades materiais e não temos resultado. Ou então estamos lutando contra uma doença, vamos a médicos, fazemos exames, tomamos remédios e nem melhoramos. Ou então é o casamento em que buscamos conversar com o cônjuge, mudamos a maneira de agir, abrimos mão de algumas coisas em prol da relação e não adianta... em todas estas situações não vemos nada de novo, pelo contrário os ventos estão contrário, todo esforço parece inútil, não tem mais nada que possamos fazer além do que já estamos fazendo.

É nessa hora que Jesus vê a sua luta, Jesus vê seu esforço, vê você remar heroicamente enfrentando a tempestade com todas as suas forças e vem ao seu encontro e Ele não vem para te ajudar, mas Ele vem para te aliviar, Ele vem para resolver a situação, Ele vem, não para lutar junto com você, mas para mudar a situação e fala: Acalma-te tempestade! E tudo cessa e há calmaria. E na calma, remando em mar sereno é possível chegar à outra margem, que significa à solução, ao objetivo. Se é financeiro, os recursos começam chegar, se é doença, o tratamento começa a surtir efeito, se é no casamento, o cônjuge começa mudar, seja em que situação for Jesus age à seu favor.

Mas.......... há um mas, um porém... 

Quem é que Jesus vê em dificuldade, remando num mar bravio? Volte lá no texto: E Jesus, vendo "seus discípulos". É preciso ser discípulo de Jesus. Discípulo é aprendiz, aluno. Segundo Paul Bendor-Samuel, ser discípulo é um estado ativo de aprendizado e crescimento. Para mim ser discípulo, é aprender, seguir, incorporar a essência, compreender e depois fazer as mesmas obras do Mestre e até maiores, como o próprio Jesus disse em João 14.12.

E não tem outra forma de você se tornar discípulo de Jesus sem ler, ouvir, estudar, aprender os 04 evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e João, que é onde você vai encontrar Jesus. Você só tem de ir até Ele e começar aprender Dele, só isso e a tempestade vai cessar.

Que a doce paz do Senhor Jesus seja com todos hoje e sempre. Amém!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

01 - Vamos aprender sobre o Espírito Santo?

 Quero compartilhar com vocês esse estudo que comecei a respeito do Espírito Santo.  Eu já sou batizada no Espírito Santo e as experiências ...